quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Tudo começou no Savoy Ballroom

No final da década de 20, mais precisamente 1926, o Lindy Hop começava a espalhar suas sementes pelos salões do Harlem, uma comunidade negra de Nova York. Dançarinos do Savoy e de outros salões da época contagiavam multidões ao som das grandes orquestras e grandes nomes, como Duke Ellington, Chick Web, Cab Calloway e Count Basie.
Foi no Savoy Ballroom que o Lindy Hop recebeu este nome, inspirado em Charles Lindbergh, o piloto que cruzou o Atlântico num vôo solo pela primeira vez.O Lindy Hop surgiu da fusão de vários elementos de danças e, assim como o Jazz, reflete uma mistura de ritmos africanos e europeus.
Tem raízes africanas que se refletem na postura dos dançarinos, que têm como base o chão e o peso corporal sempre para frente. Porém o Lindy também demonstra a influência européia, sendo uma dança baseada numa estrutura de 8 tempos com variações de 4 e 6 tempos.
Um dos maiores dançarinos de Lindy Hop da história, Frankie Manning, criador de vários passos, inclusive o primeiro passo aéreo em 1935, diz que “no Savoy dançava se Charleston individualmente e que gradualmente ele foi incorporado ao Breakaway. As duas danças se uniram e formaram o Lindy Hop.”

O Breakaway logo desapareceu, deixando os salões cheios de dançarinos entusiasmados com a alegria transparente do Lindy hop. O Lindy contagia com sua característica entusiasmaste, refletindo a musicalidade do Jazz e seus instrumentos mais elaborados.
Caracterizado pelo divertido efeito abre-fecha do casal, apresenta variados passos onde se pode notar uma forte presença do caráter improvisativo do jazz, tanto no lindy de salão, como no lindy performático.

Hoje em dia o Lindy Hop é dançado em vários países do mundo, das Américas a Oceania. Dançarinos de várias partes de reunem para dançar em workshops, festivais e congressos de dança espalhados pelo mundo.

Veja também a entevista com Flávia Monteiro no http://falandodedanca.blogspot.com/2007/09/lindy-ho.html

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.